Exposições de arte dão cor e vida aos espaços públicos

Espaço linhas+- ATamanho da Fonte+-

Galerias da prefeitura e do Centro Cultural apresentam trabalhos do projeto Tudoaver

A Prefeitura de Contagem, por meio da Fundação de Cultura do Município (Fundac), em par-ceria com o Big Shopping, abrem à visitação pública as exposições do projeto “Tudoaver” que, no mês de outubro, apresenta os trabalhos do “Projeto Ateliê’s, Pintura Coletiva” e as fotografias “Diálogos Impertinentes”. As exposições acontecem durante o mês de outubro na galeria do Centro Cultural de Contagem (Casa Amarela), e no hall da prefeitura de Conta-gem, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Projeto Ateliê’s 

A exposição reúne onze pinturas em acrílica sobre tela, executadas coletivamente por diver-sos a artistas reunidos em ateliês e espaços culturais, em momentos agendados pela ideali-zadora e curadora do projeto, Iara Abreu.

A proposta do projeto Ateliê’s é provocar uma reflexão sobre o paradigma da produção ar-tística, quebrando a lógica da concepção solitária e personalista que costuma prevalecer nas artes visuais. Para isso, Iara convida diversos artistas com quem tem alguma afinidade para, juntos, fazerem uma produção coletiva em que todos trabalham, simultaneamente, na mesma tela.

A artista denomina o produto resultante como ”pintura híbrida”. No seu entendimento, “o movimento que acontece no ateliê tem dado resultados interessantes e instigantes, uma vez que sair da zona de conforto do individual e buscar a harmonia no coletivo costuma produzir mudanças muito positivas nos processos criativos e de produção de cada um”.

Diálogos  Impertinentes

Um ensaio fotográfico composto de 22 fotografias coloridas, foscas e sem margem. São fra-gmentos interdependentes de realidade captados em pontos díspares de uma metrópole (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo...).

Encenadas com outras fotografias, cada imagem perde a sua autenticidade primitiva. A pro-posta é chamar a atenção do observador para a ambiguidade e para as alterações de sentido das fotografias sem legenda.

“Procuramos instar instantâneos de possíveis modos de representação fragmentariamente entrelaçados entre si. Porém, não são sequências de imagens, nem no sentido temporal nem no sentido explicativo. São fotografias que buscam registrar o inusitado ambiente ur-bano contemporâneo”, afirma o fotógrafo Reginaldo Cardoso, que assina a exposição.

Projeto Ateliê’s / Pintura Coletiva Híbrida
De 05 a 31 de outubro
Galeria do Centro Cultural de Contagem 
Rua Doutor Cassiano, 120, Centro
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h

Diálogos Impertinentes
De 04 a 31 de outubro
Galeria da Prefeitura de Contagem
Praça presidente Tancredo Neves, 200, Camilo Alves
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h