Turma do Contagito conta a história do patrimônio cultural de Contagem

Espaço linhas+- ATamanho da Fonte+-

A Prefeitura de Contagem, por meio da Fundação de Cultura do Município (Fundac), promove uma série de apresentações sobre o patrimônio histórico-cultural da cidade realizadas desde 15 de setembro. Fragmentos da história local, retratados em painéis, apresentações teatrais e exposições são levados a diversos espaços.

O "Programa de Educação Patrimonial Por dentro da história” busca reconhecer iniciativas de práticas em museus e de processos dedicados à memória social que se identifiquem com a perspectiva da museologia social, da diversidade sociocultural e da sustentabilidade.

Ilustradas por personagens típicos do município de Contagem, as ações são produzidas e coordenadas pela equipe da Fundac. 

A turma do “Contagito”, protagonista das histórias, se espalha por toda a cidade das formas mais criativas. Os personagens das fábulas visitam as instituições públicas para contar histórias educativas e típicas da região.

As apresentações são resultados do Prêmio Modernização de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que destaca a Educação Patrimonial em Contagem. O projeto foi elaborado pelas equipes técnicas da prefeitura e é coordenado pela gerência de patrimônio da Fundac, administrada por Thomáz Braga.

As apresentações do “Por dentro da história” já aconteceram no Teatro Casa Azul, praça da Jabuticaba, auditório da Prefeitura, além das exposições nas Administrações Regionais e escolas do município, com entrada gratuita.

 

Galeria de fotos: