Vivência da arte numa Sex Shop é tema da exposição Good Vibrations

Espaço linhas+- ATamanho da Fonte+-

Na quarta-feira, 1 de novembro, aconteceu a abertura da Exposição Good Vibrations, do artista Lucas Alameda. A proposta de vivência de arte em sex shop é um projeto contemplado no Edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (FMIC) 2017, e fica em exposição no sex shop Elle & Ella, até o fim de novembro.

Good Vibrations é uma sex shop inaugurada na década de 1970 por um grupo de feministas estadunidenses, em particular Joani Blank; ainda existe em São Francisco, nos Estados Unidos.

Lucas Alameda se apropria do termo Good Vibrations como uma proposta de instalação artística dividida em dois objetos: o painel “Jogo da Memória” e “Toque na Obra”. Inspirado pela estética relacional proposta por Pierre Bourdieu (1), e pelas estratégias de interatividade observadas no gamification (2), cria um ambiente rediagramado na sala expositiva. No painel “Jogo da Memória”, resgata a nostalgia dos jogos de memória, em que o jogador deve encontrar os pares de imagens iguais. Com o objeto “Toque na Obra”, ele disponibiliza um “dildo” contemporâneo para o manuseio dos visitantes, acompanhado de um letreiro em neon que formaliza o convite.

O espaço expositivo – uma sex shop –, juntamente com os objetos, propõe dinâmicas e estratégias que oferecem possibilidades de interação com os temas relacionados ao consumo e produção de sexualidade. Além disso, a vivência com as obras gera a oportunidade de conhecer e desmistificar o ambiente da sex shop e os objetos eróticos.

Buscando as motivações para a sua expressão crítica entre os recursos disponibilizados pelas artes visuais, Alameda articula a elaboração deste trabalho aos estudos das culturas, dos hábitos, dos comportamentos dos indivíduos em sociedade, bem como às manifestações da etnografia e antropologia, considerando que estes campos representam a sua poética, seus questionamentos e as problemáticas de nosso tempo.

Galeria de Fotos:

Exposição “Good Vibrations”

Visitação: 2 a 30 de novembro de 2017

Local: Sex Shop Elle & Ella – Avenida João César, 1123, Eldorado

Entrada gratuita

Informações:

Lucas Alameda: 31 99185-3666 | lucasalameda@gmail.com