Servidor é condecorado embaixador pela Academia Francesa de Letras

Espaço linhas+- ATamanho da Fonte+-

Professor Hyvanildo Leite recebeu a honraria e passa a integrar um seleto grupo de artistas brasileiros

Em cerimônia no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, no dia 17 de novembro, o professor e artista Ivanildo da Silva Leite (Hyvanildo Leite) recebeu o título de embaixador pela Academia Francesa de Letras (Divine Académie Française des Lettres Arts et Culture).

Professor em Contagem desde 1994, efetivado em 1996, pela Secretaria de Educação, lotado na Escola Municipal Dona Babita Camargos, começou sua trajetória na cultura do município em 2009, onde atua até hoje. No início era ilustrador do kit-escolar e publicações diversas. Passou a compor a equipe de artes plásticas do centro cultural e, atualmente, está na Coordenadoria de Políticas de Memória e Patrimônio, responsável pelas propostas pedagógicas do programa “Por Dentro da História”.

Autor do Livro Cocó, Editora UniDuni, lançado em junho de 2015 no 1º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH), também faz trabalhos como design gráfico, diagramador, ilustrador, curador e quadrinista, entre estes as ilustrações da revista “A Turma do Contagito”, recém-publicada pela Fundação de Cultura de Contagem (Fundac).

“O embaixador tem a missão de propagar e democratizar a arte, a literatura e a cultura do Brasil e da França por meio de ações locais. Reconhecer e consolidar a ciência como ator nestes processos, bem como a importância deste caminhar juntos. Fortalecer o intercâmbio entre nossas culturas”, explica Hyvanildo. 

“Estou honrado por me integrar a Divine Académie Française des Lettres Arts et Culture, um grande passo para poder mostrar pesquisa e trabalho voltado ao fortalecimento de manifestações culturais, bem como ações de preservação de patrimônio aos nossos países. Agradeço a Fundac, ao presidente e amigo Mário Moreira e a toda equipe da Coordenadoria de Políticas de Memória e Patrimônio do Município. Meu agradecimento especial a todos os amigos e colegas de trabalho por estarmos juntos em cada atividade”, completa.

Hyvanildo Leite é Bacharel em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com licenciatura plena em artes pela referida universidade. Pós-graduado em Ensino das Artes Visuais, trabalho de conclusão sob o título “A Arte indígena Brasileira em quadrinhos: Uma Reflexão Crítica Sobre Ensino/Aprendizado em Artes Visuais”. Participou da regulamentação da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Contagem. Foi o fundador, diretor e professor da Escola de Artes e Quadrinhos World Comics, em Belo Horizonte.

A Divine Académie é presidida pela Madame Diva Pavesi. Tem como vice-presidentes de honra os artistas brasileiros Milton Nascimento, Martinho da Vila, Milton Gonçalves, entre tantos outros distribuídos pelo mundo.